Piloto da tributária receberá 70 empresas de software na semana que vem, diz gerente

Por Gabriel Benevides

programa piloto de testes da Reforma Tributária do Consumo receberá na semana que vem 70 empresas da área de software. Essas companhias se juntarão a outras 50 já atendidas pela iniciativa.

A informação foi revelada por Leonardo Catão, analista tributário da Receita Federal e gerente do piloto na área de atendimento, em entrevista ao Portal da Reforma Tributária nesta 5ª feira (14.ago.2025).

“Já estamos atendendo 50 [companhias] e estamos recebendo, na semana que vem, 70 empresas de um segmento específico e muito importante para nós, de desenvolvimento de software”, declarou Catão.

O analista afirmou que já foram realizados 150 atendimentos no âmbito do piloto. Esse valor inclui relatos de erros no sistema, sugestões e dúvidas sobre o funcionamento dos módulos.

“Tentamos reproduzir num ambiente controlado para que a gente possa exatamente identificar fragilidades, erros e também buscar soluções junto àqueles que são os nossos clientes, poderíamos dizer assim”, disse.

Ele reconheceu que o prazo apertado para elaboração do sistema é um desafio. O piloto tem que encerrar já em 2026, para que a transição se inicie de forma plena.

“O fator tempo é uma variável bastante relevante, porque estamos desenvolvendo mecanismos novos, não só de atendimento, mas de apuração, de cálculo, é uma mudança muito grande em toda a sistemática”, declarou Leonardo Catão.

O programa piloto da Receita Federal sobre o sistema da CBS(Contribuição sobre Bens e Serviços) é uma fase de testes que antecede a implementação oficial do novo tributo previsto na Reforma Tributária do Consumo.

Empresas voluntárias enviam informações reais ou simuladas para validar o funcionamento do sistema eletrônico de apuração, pagamento e compensação da CBS.

https://www.reformatributaria.com/piloto-da-tributaria-recebera-70-empresas-de-software-na-semana-que-vem-diz-gerente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *